Notícias

qode interactive strata

31 de Janeiro Governo tem plano de zerar a fila de aposentados do INSS

A Reforma da Previdência foi aprovada e o INSS precisa prover as aposentadorias dos brasileiros, dentro das novas regras, com eficiência e celeridade. Mas esta não tem sido a realidade, desde antes da aprovação da Reforma.

 
A fila daqueles que esperam é grande. O atendimento do INSS àqueles que pedem seu benefício tem sido sofrível. No mês de novembro de 2019, o número de pedidos de benefícios sociais e previdenciários foi da ordem de 2,3 milhões. E cerca de 900 mil requerimentos novos chegam a cada mês.
 
O governo federal tem ciência do problema. Prepara uma nova força-tarefa para tentar zerar a fila de espera. A força-tarefa lançada em agosto do ano passado fracassou e outra está sendo pensada. Uma nota técnica do governo federal sobre o assunto estima a redução contínua dos pedidos na fila de espera ao longo de 2020, mas não detalha o momento de zerar a fila.
 
Quanto ao INSS, este pretende reforçar o quadro de funcionários, visando a análise dos pedidos. Estuda a contratação de servidores temporários, o apoio de militares em reserva e a realocação de funcionários de outros órgãos do estado para ajudar, a exemplo da Infraero.
 
Os principais prejudicados pela fila de espera da Previdência estatal são os idosos aposentáveis, que aguardam, com ansiedade – e muitos também com dificuldades financeiras – o fim da espera.
 
Fontes: Folha de São Paulo e outros veículos